RISCOS PSICOSSOCIAIS:
Utilizados como referência riscos psicossociais contemplados nas tabelas do E Social, onde temos os riscos excesso de situações de estresse; situações de sobrecarga de trabalho mental; exigência de alto nível de concentração, atenção e memória; trabalho em condições de difícil comunicação; excesso de conflitos hierárquicos no trabalho; excesso de demandas emocionais/afetivas no trabalho; assédio de qualquer natureza no trabalho; trabalho com demandas divergentes; exigência de realização de múltiplas tarefas, com alta demanda cognitiva; insatisfação no trabalho; falta de autonomia no trabalho. Em acréscimo, incluídas as situações elencadas pela Portaria GM/MS 1.999, Ministério da Saúde: fatores psicossociais (gestão organizacional, problemas na organização da jornada de trabalho, trabalho em turnos, trabalho noturno).
METODOLOGIA DE AVALIAÇÃO:
A avaliação será realizada mediante análises estatísticas de dados coletados através de formulário eletrônico individualizado, o qual deverá ser disponibilizado para todos colaboradores ativos da empresa; amostragens consideradas para índices de confiança de 95% e margem de erro de 05%. Questionário com 06 “blocos” específicos sobre fatores de risco psicossociais; sobre gestão, diversidade, igualdade, assédio e violência; sobre transtornos mentais e comportamentais; sobre distúrbios psicoemocionais; questionário SRQ 20; questionário HEALTH SAFETY EXECUTIVE – INDICATOR TOOL (HSE-IT).
IDENTIFICAÇÃO DO RISCO NO PGR:
Este laudo poderá ser utilizado para dar atendimento à redação da NR 01, onde temos que a empresa deverá identificar e avaliar os fatores de risco psicossociais relacionados ao trabalho; detalhar critérios de severidade e probabilidade, níveis e classificação de riscos; tomada de decisão utilizados no gerenciamento dos fatores de risco psicossociais relacionados ao trabalho. Os riscos, caso identificados, poderão ser considerados para o PGR/PCMSO da empresa e poderão ser indicadas medidas de adequação no cronograma de ações.
Se fizermos uma leitura da NR 01 em relação aos fatores de risco psicossociais, veremos que a organização:
- Deve evitar ou eliminar os fatores de risco psicossociais;
- Identificar os fatores de risco psicossociais relacionados ao trabalho;
- Avaliar os fatores de risco psicossociais relacionados ao trabalho;
- Indicar o nível de risco;
- Classificar os fatores de risco psicossociais;
- Determinar a necessidade de adoção de medidas de prevenção;
- Implementar medidas de prevenção;
- Selecionar as ferramentas e técnicas de avaliação dos fatores de risco psicossociais adequadas ao risco;
- Detalhar em documento os critérios das gradações de severidade e de probabilidade, os níveis de risco, os critérios de classificação de riscos e de tomada de decisão utilizados no gerenciamento dos fatores de risco psicossociais relacionados ao trabalho.
SEVERIDADE [CRITÉRIOS PARA GRADAÇÃO]:
Gradação de risco para fatores psicossociais colocado como 03 em escala de 01 – 04, considerando que, conforme a Portaria GM/MS Nº 1.999, de 27/11/2023, temos na parte V da lista A (agentes e/ou fatores de risco psicossociais no trabalho) a relação destes agentes com diversas patologias de gravidade moderada a severa.
PROBABILIDADE [CRITÉRIOS PARA GRADAÇÃO]:
Para fins de PGR, a probabilidade será identificada conforme os dados estatísticos dos riscos psicossociais [considerados como existentes pelos critérios adotados em relação à prevalência de respostas positivas de ser significativa ou não a existência dos riscos] sobre respostas complementares dos que responderam de forma positiva sobre sua ocorrência. Desta forma, teremos os índices de ser exposição eventual e intensidade considerada leve a moderada; exposição habitual e intensidade considerada leve; exposição habitual e intensidade considerada moderada; exposição habitual e intensidade considerada alta; exposição habitual e intensidade considerada excessiva.
QUESTIONÁRIO COM 06 “BLOCOS” DISTINTOS DE QUESITOS:
- Sobre fatores de risco psicossociais;
- Sobre gestão, diversidade, igualdade, assédio e violência;
- Sobre transtornos mentais e comportamentais;
- Sobre distúrbios psicoemocionais;
- Questionário SRQ 20;
- Questionário HEALTH SAFETY EXECUTIVE – INDICATOR TOOL (HSE-IT).
EMISSÃO DE LAUDO TÉCNICO SOB RESPONSABILIDADE DE MÉDICO DO TRABALHO E ERGONOMISTA!